top of page

A linha do reequilíbrio energético é composta por nove florais que devem ser utilizados em uma sequência definida. O tratamento completo dura aproximadamente doze meses e funciona ajustando e reequilibrando os centros energéticos do corpo. Estes centros de energia (conhecidos no oriente como chakras) são transformadores de energia sutil que auxiliam na manutenção do equilíbrio físico, emocional e mental. Quando estão equilibrados experimentamos um estado de saúde integral. Quando desequilibrados sentimos efeitos emocionais e até físicos que impedem nosso desenvolvimento e plenitude. Abaixo os florais são colocados na sequencia em que devem ser utilizados.        

FLORAL DA SERENIDADE

Serenidade implica mansidão, brandura, doçura.

Orientou-nos o Mestre Jesus “bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra”. Herdar a Terra, significa conquistar a nossa individualidade, e ter serenidade suficiente para buscar auxílio e conduzir com confiança nossa existência.

O floral da Serenidade relaxa o sistema nervoso e libera as energias retidas. Causa um realinhamento energético, que embora não seja a cura de nossas mazelas, é estado necessário para receber os tratamentos profundos que conduzem à cura.

Por estar associado à flor do gervão, potente anti-inflamatório natural, desinflama nossos estados de alma, evitando assim que a ira, o senso exacerbado de justiça, a cólera e a falta de perdão continuem a minar nosso ser.

Esse é sempre o Primeiro Floral a ser utilizado, pois trará serenidade para os reequilíbrios necessários.

Os efeitos esperados serão a tranquilidade e o entendimento, a harmonia que faz com que tenhamos maior discernimento e tranquilidade.

FLORAL DA SEGURANÇA

 

Esse é o Segundo Floral, a ser utilizado no tratamento. Trata-se de uma essência floral de grande utilidade quando percebe-se uma falta de motivação profunda e de um propósito mínimo para a vida. A dificuldade de encontrar uma “âncora” terrena, familiar, social e espiritual deixa a alma completamente “perdida” no caos da existência terrena. Essa essência floral facilita o “enraizar” (“vincar”) da alma no corpo e na Terra, principalmente quando há uma rejeição inconsciente à Graça da Vida.

Traz segurança e senso de realidade. Útil para aqueles irmãos cujo orgulho e rebeldia, irão culminar em insegurança ou imprudência.  A humildade e a mansuetude são a tônica desta essência. Atributos necessário para nos vincularmos aos nossos deveres na Terra.

No corpo denso será útil para potencializar a energia dos demais florais em todos os órgãos. O chacra básico tem conexão com todos os órgãos e é facilmente desarmonizado, tendo em vista sua ligação mais forte com as energias condensadas.

 

FLORAL DA GRATIDÃO

Esse é o Terceiro Floral da série. Ele busca equilibrar a energia sexual, que é a energia da vida, que influencia diretamente nossa criatividade. Favorece que a energia do prazer alcance seu nível mais divino. O prazer de viver e dar vida, de amar e ser amado, de perdoar e ser perdoado. Este floral eleva o nível da alegria, transmutada em entrega. 

Muito útil para aqueles irmãos que não conseguem uma fusão psíquica em seus relacionamentos. Ajuda quando há um mau humor recíproco na convivência do casal e a criatividade do relacionamento é dissociativa. É útil também para se conseguir uma harmonia entre grupos e parcerias diversas (sociedades), pois desenvolve o senso de gratidão para com Deus, para com o outro e para com a vida. Torna-nos assim mais compreensivos para com as faltas alheias, pois conseguiremos enxergar no defeito do irmão nossas próprias dificuldades, tentando suplantá-las.

Ao termino dessa etapa espera-se o equilíbrio que nos faz perceber a vida com mais entusiasmo e criatividade (Autoestima) . Nos faz sentir parte do fluxo criativo da Criação. Vida nova que chega com o renascimento de um novo espírito ou vida nova que nos chega pelo entendimento do sentimento de gratidão. Útil portanto para aqueles irmãos que pretendem deixar a vida, por não verem aí motivo de prazer.

FLORAL DA PROTEÇÃO

 

Quarto Floral chama-se Proteção. Essa energia diz respeito ao nosso apetite físico e energético, e a forma como digerimos alimentos e emoções. É o centro da autorrealização (autocontrole, poder pessoal, autoridade, humor). Em equilíbrio, nos propicia a certeza de que somos essência divina, e permite que nossa luz aflore e auxilie os outros.

Útil para os irmãos subservientes, tímidos, cuja fraqueza de vontade as tornam facilmente dominadas por terceiros. Para aqueles que não sabem dizer “não”, que são influenciáveis e reagem de forma exagerada aos desejos e necessidades dos outros. Para as pessoas submetidas a qualquer tipo de servilismo ou exploração. Para aqueles que se esgotam na ânsia de agradar e atender aos outros. Desperta franqueza e traz, ao nível consciente, as vibrações positivas de autodeterminação e autorrealização, dando assim vitalidade para que se possa cumprir a vontade mais profunda da alma.

Importante também para aqueles estados de prepotência excessiva, onde deixamos de ver e pensar no irmão como nosso igual, filho do mesmo Pai e com as mesmas necessidades.

Muito útil quando se busca e precisa de proteção, não contra o outro, mas sim para nosso próprio EU ainda tão necessitado de entendimento, pois é a sede do EGO.

FLORAL DO EQUILÍBRIO

 

Esse é o Quinto Floral a ser utilizado no tratamento. Ajudará na percepção do amor que vem das profundezas da alma e que não tem nada de pessoal. É pleno de compaixão e benevolência e de um sentido de unidade, universalidade, comunhão sagrada, de identificação recíproca e aceitação plena da realidade comum de todos os seres. É a essência do despertar da dignidade e nobreza do humanismo cristão.

É útil para equilibrar aqueles que trazem grandes apegos, ou extremas indiferenças para consigo e com os outros. Não aceitação de si e da realidade circundante também será tratada por este floral. 

Egoísmo, indiferença, crueldade, não aceitação, ingratidão, orgulho e rebeldia, são palavras chaves 

no desequilíbrio daquele que precisa do Floral do Equilíbrio.

 

FLORAL DA VERDADE

O Sexto Floral recebeu o nome de Verdade, pois como disse Jesus, “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Com essa essência, começamos a experimentar uma energia mais sutil, a sentir a vibração do que nos rodeia, ambientes e pessoas. Começamos a nos comunicar com níveis mais sutis.

Essa energia fará desabrochar em nós a compreensão de quem somos e o que viemos aqui fazer. Equilibrará as energias da autoconfiança e da autorrealização, auxiliando a personalidade a construir um conceito mais amplo de vontade e poder.

Útil para aqueles irmãos que são talentosos, com muita força de vontade que estão sempre em busca de um objetivo, porém nunca conseguem finalizar seus projetos. Tem sempre a sensação vaga de estar preso a alguma coisa que prejudica seu pleno desabrochar e a sua completa realização. Em verdade tais irmãos ainda desconhecem a verdade acerca de sua real missão na Terra. Deixam-se consumir pelo mundo.

Coadjuvante nas dificuldades de aprendizado em geral e no desenvolvimento e integração de pessoas especiais. Ao sonegarmos a verdade ou dela abusarmos trazemos atrasos em nosso entendimento e aprendizado.

O desregramentos em nossa capacidade de expressar nosso mais íntimo relacionamento com a Verdade, nos traz distúrbios no entendimento da vida. A má utilização da fala, como expressão da Verdade, nos leva aos mais profundos distúrbios de comunicação, embotando nossa criatividade e nossa capacidade de expressão.

 

FLORAL DO DISCERNIMENTO

 

O Sétimo Floral  despertará a intuição e a clarividência, facilitando assim a compreensão de nossa real condição de filhos de Deus e seres em evolução. Muito útil quando há muitas dúvidas advindas de um ceticismo intenso ou de excesso de misticismo.

Atingido o equilíbrio, a pessoa passará a ter mais clareza de pensamentos, achando as soluções para seus problemas, a partir de um conhecimento interior, que estará alinhado com o seu próprio código de ética, a sua verdade, e não com uma verdade estabelecida por dogmas ou pelas experiências de outros

Auxiliar para os distúrbios do sono (pesadelo, bruxismo, sonambulismo, agitação) e também nas crises de pânico ou desespero. Os hormônios secretados pela hipófise, quando em desequilíbrio levam a uma insuficiência mental (diminuição da capacidade de atenção, de concentração, de raciocínio).

 

FLORAL DA ENTREGA

Entrega é o nome do Oitavo Floral a ser tomado. Este floral desperta na mente os conceitos de adequação e harmonia, preparando-nos para a nossa evolução e libertando-nos do pesado jugo de nossas ignorâncias.

A entrega, fruto da confiança, gera paz e harmonia, nos conectando diretamente com as energias curadoras e transcendentes.

Desperta na mente os conceitos de adequação, diminuindo os sentimentos de incapacidade para cumprir os deveres diversos de nossas vidas. Útil nos estados depressivos resultantes do excesso de trabalho ou de grandes exigências mentais. 

Essa energia é muito importante na telepatia, na mediunidade, nas expansões da consciência e na recepção de temas elevados. 

A falta de discernimento acarreta dúvidas gerando resistências. No corpo físico tais sentimentos se traduzem por rigidez que geram bursites, tendinites, dores articulares entre outras. 

 

FLORAL DA PLENITUDE

 

O tratamento de reequilíbrio energético encerra-se com esse Nono Floral. Em níveis energéticos traz a complementação para os demais florais, confirmando nossa conexão com o divino.  Contribui para o desenvolvimento do amor pela Terra e pela vida humana bem como entusiasmo para servir e realizar.

Restaura as forças vitais da alma desenvolvendo a alegria e o entusiasmo. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor.

Esse é sempre o último floral a ser tomado.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRATAMENTO COM FLORAIS DE CAXAMBU

 

A proposta de trabalho dos Florais de Caxambu é um reequilíbrio energético. O tratamento é composto por 9 (nove) Florais, cada um para equilibrar uma faixa de energia, das mais densas às mais sutis. O Tratamento completo leva um ano e é dividido da seguinte forma:

a) 60 dias para o Floral da Serenidade;

b) 45 dias para Floral da Segurança, Gratidão, Proteção, Equilíbrio, Verdade, Discernimento e Entrega (Nessa ordem);

c) 60 dias para Floral da Plenitude;

 

Os Florais de Caxambu trazem a tona energias que bloqueamos intencionalmente, ou não, e cabe a nós, de forma consciente, trabalhar essas energias e assimilar os ensinamentos por trás de cada evento que nos acontece. A vida é uma como uma escola, onde avançamos a medida que aprendemos e amadurecemos como pessoas e espíritos. 

 

Acreditamos que a cura imediata é um dos maiores equívocos no qual podemos incorrer. Curar o corpo sem equilibrar o espirito, seria no dizer de Jesus, jogar perolas aos porcos.

 

A cura verdadeira, advinda de um processo lento e consciente, irá depender de como nos vincularmos aos aprendizados recebidos. Faz-se urgente aprendermos, para que possamos como nos disse o Mestre herdarmos a Terra.

bottom of page